Logo SSVP

Conselho Metropolitano de Maringá da Sociedade São Vicente de Paulo

NOTÍCIAS

03/06/2021

CONSELHO METROPOLITANO DE MARINGÁ FAZ ANIVERSÁRIO DE 3 ANOS DE INSTALAÇÃO

Parece que foi ontem, mas, já faz 3 anos!!! Um dia especial com muita aglomeração e comemoração que dava início a uma nova fase da Sociedade de São Vicente de Paulo no Paraná! Foram 3 anos intensos de muito trabalho, desafios e inovações e quem diria, atravessando uma   PANDEMIA, que nos obrigou a reinventar ainda mais. Foi um período de organização burocrática das nossas Obras Unidas e Conselhos, de reconhecimento de terreno e desafios. Estruturamos todos os departamentos e mesmo com a pandemia cumprimos nossa agenda de aproximação com as bases.  Nestes 3 anos queriamos ressaltar algo que  estamos vivendo intensamente a "AMIZADE VICENTINA", a amizade vicentina como base da nossa espiritualidade, neste ano temático 'AMIGOS PARA SERVIR". Como comemoração aconteceu ontem a LIVE "AMIGOS PARA SERVIR" com confrade Kaike e nosso presidente cfd. Cristian e vice-presidente csc. Bete. Na ocasião confrade kaike trouxe uma mensagem inspiradora do confrade Confrade João Marcos Andrietta e com esta mensagem queríamos abraçar todos os confrades e consócias que estão fazendo o Conselho Metropolitano de Maringá um lugar de ideias vibrantes, um lugar de Amigos para servir!

 

São Paulo, 2 de junho de 2021

“Amigos para Servir” é uma fonte inesgotável para expandirmos nossos horizontes, tanto no que tange à amizade, quanto no que se refere ao dom de servir. Assim sendo, ao ler o título do tema da Live da qual estamos participando, a primeira lembrança que tive foi do trecho bíblico de Eclesiástico, que é marcante e um guia na minha vida, pois aconselha: “Ama o teu próximo e sê fiel na amizade com ele” (Eclo 27, 18). 

Desse modo, a história nos ensina através de fatos relevantes e incontestáveis, que: Jesus chamou amigos para servir, e fundou a Igreja com seus discípulos; São Vicente de Paulo comoveu amigos para servir, e fundou a Congregação da Missão com seus irmãos; Frederico Ozanam conclamou amigos para servir, e fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo com seus companheiros; Kaike convidou amigos para servir, e formou uma Diretoria do Conselho Nacional do Brasil com consócias e confrades, que juntos – como outros – realizaram um trabalho profícuo em benefício dos Pobres. 

Portanto, está comprovado que amigos para servir são capacitados e capazes, visando a promoção humana e social daqueles que vivem na pobreza e precisam de ações eficazes dos Vicentinos mirando – pelo menos – o alívio de suas necessidades mais prementes, como a fome, sobretudo neste tempo de crise pandêmica. Daí a importância de incutirmos o belíssimo ensinamento contido em Provérbios, que convém ser agregado em nossa rota vicentina tal a sua força ao nos animar: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” (Pr 17, 17). 

Lamento – amigas consócias e amigos confrades – de não ter a possibilidade de me estender, por causa do tempo limitado, numa reflexão riquíssima, ou seja, a Carta Encíclica “Fratelli Tutti”, sobre a Fraternidade e a Amizade Social, escrita pelo Papa Francisco (03-10-2020). 

Entretanto, me permitam transmitir uma breve citação dessa preciosíssima encíclica do Papa Francisco, plenamente contextualizada com o tema desta Live, “Amigos para Servir”. Então, ouçamos o Santo Padre: “FRATELLI TUTTI”, escrevia São Francisco de Assis, dirigindo-se a seus irmãos e irmãs para lhes propor uma forma de vida com sabor de Evangelho. Destes conselhos, quero destacar o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço (...). Com poucas e simples palavras, explicou o essencial duma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas (...)”. “Este Santo do amor fraterno, da simplicidade e da alegria, que me inspirou a escrever a encíclica “Laudato si”, volta a inspirar-me para dedicar esta nova encíclica à fraternidade e à amizade social. Com efeito, São Francisco, que se sentia irmão do sol, do mar e do vento, sentia-se ainda mais unido aos que eram da sua própria carne. Semeou paz por toda a parte e andou junto dos pobres, abandonados, doentes, descartados, dos últimos”. 

Por fim, me “aproprio” de um trecho da Carta de São Paulo aos Romanos (12, 9-12; 16b) no intento de sugeri-lo como programa de vida vicentina. Eis assim, o que “recomendo”: “Irmãos (ou melhor, “Amigos para Servir”): “O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas. Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração. Mantende um bom entendimento uns com os outros; não vos deixeis levar pelo gosto de grandeza, mas acomodai-vos às coisas humildes” (Rm 12, 9-12; 16b). 

Parabenizo os Dirigentes do Conselho Metropolitano de Maringá (SSVP) pela iniciativa desta Live. Agradeço a atenção. Muito obrigado! 

Abraço fraterno. 

Andrietta