Logo SSVP

Conselho Metropolitano de Maringá da Sociedade São Vicente de Paulo

OBRAS UNIDAS

INSTITUCIONAL

DIRETORIA

TRANSPARÊNCIA

ASILO SÃO VICENTE DE PAULO DE JANDAIA DO SUL

O Asilo São Vicente de Paulo de Jandaia do Sul é uma instituição de direito privado, filantrópica, beneficente, sem fins econômicos, de assistência social, Organização da Sociedade Civil – OSC, com natureza de Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI, inserida no Serviço de Proteção Social Especial - Alta Complexidade – Serviço de Acolhimento Institucional. Atende pessoas idosas com 60 anos ou mais, ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer na família, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal, vítimas de violencias, negligencia ou abandono, bem como perda da capacidade de auto cuidado.

A entidade foi fundada na cidade de Jandaia do Sul em 31 de dezembro 1961, por um grupo de pessoas católicas que participavam da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), cuja finalidade era colocar em prática o ideal de caridade pregado por Antonio Frederico Ozanam, todavia o acolhimento de pessoas idosas foi crescendo conforme a procura pelo serviço. Atualmente a instituição atende idosos em situação de acolhimento institucional garantindo a eles condições dignas de vida, fortalecendo e resgatando os vínculos familiares e comunitários, garantindo os direitos e contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.

A forma de acesso dá-se por requisição de serviços de políticas públicas setoriais, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, demais serviços socioassistenciais, Ministério Público ou Poder Judiciário. O serviço prove uma estrutura física adequada, é ininterrupto (24h/dia). A entidade garante privacidade, o respeito aos costumes, ás tradições e a diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça, etnia, religião, gênero e orientação sexual.

O quadro de colaboradores é formado por funcionários, sendo: coordenador, fisioterapeuta, enfermeira, assistente social, motorista, auxiliar administrativo, cuidadores de idosos, serviços gerais, técnicas em enfermagem, cozinheiras, auxiliares de cozinha e serviços gerais/lavanderia. A entidade obtém recursos através de contribuições de 70% dos benefícios previdenciários ou de assistência social recebidos pelos idosos, conforme estabelece a Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, além de doações, promoções, bem como repasse financeiro da  Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul.

Um dos desafios vivenciados pelas instituições de longa permanência para idosos, está pautado na garantia de um local onde há valorização da vida e o reconhecimento da dignidade do idoso. Embora como uma instituição de cuidados prolongados, tem-se como objetivo a continuidade de uma moradia residencial, um local adequado para viver, onde o idoso possa ser respeitado de forma individual e coletiva, com sua história, sonhos, desejos e rotinas diárias.

Partindo desse pressuposto, a entidade busca meios para garantir os direitos e a qualidade de vida dos idosos residentes, primando pela efetividade dos serviços ofertados, os quais pautam-se nas legislações e normativas pertinentes a Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Neste escopo, consideramos que nosso trabalho tem sido importante e assertivo quanto aos cuidados ofertados aos idosos residentes, contudo, temos ciência de que há muito a ser realizado, porém é basilar o recebimento de recursos para superarmos o saldo negativo, para somente assim melhorarmos os serviços prestados.