O Asilo São Vicente de Paulo por sua origem, natureza e formação no seio da SSVP no Brasil, é uma Obra Unida existente desde 28.10.1962, no município de Nova Esperança. Fundado como pessoa jurídica em 31/01/1993, é uma associação de direito privado, filantrópica, beneficente, sem fins lucrativos, tem capacidade de atender 32 idosos de ambos os sexos. Está vinculado estatutariamente ao Conselho Central de Maringá e ao Conselho Metropolitano de Maringá, na forma do Regulamento da SSVP no Brasil.
Na década de 50 a cidade estava ainda em formação, mas tinha como principal fonte de renda a plantação de café o que acabava recebendo um grande numero de pessoas de outros estados, muitos vinham para ficar algum tempo e ir embora e outros acabavam ficando e muito sem ter onde ficar e sem família.Foi em uma reunião da Conferência São José a primeira conferencia vicentina de Nova Esperança fundada em 06.01.1959 que começou a se falar da construção na época de um albergue porque tinha muitas pessoas que vagavam pelas ruas da cidade sem ter onde ficar.
Em novembro de 1959 em umas das reuniões acharam que o local doado estava sujeito a erosão e preferiu estudar mais o assunto já que havia a idéia de adquirir um terreno mais na área central. No dia 08 de maio de 1960 foi doado um terreno pela companhia melhoramentos para a construção de um albergue e depois de tudo regulamentado deu inicio a construção, na época contou com a colaboração dos confrades e da população em geral. Sendo inaugurado no dia 28.10.1962 o hoje Asilo são Vicente de Paulo.
O Asilo foi construído pela primeira Conferência Vicentina de Nova Esperança, a Conferência São José que foi fundada em 06.01.1959. Em uma das reuniões viram a necessidade de ter um lugar para colher as pessoas idosas que andavam pela cidade e então decidiram fazer a construção na época contou com a ajuda dos empresários e agricultores e da população em geral.